Semana de Prevenção e Combate ao Bullying marca as atividades realizadas nas escolas do NRE de Cianorte. 17/04/2019 - 16:10

A Secretaria do Estado da Educação do Paraná (SEED/PR), com base na Lei n.º 17.335/2012, alterada pela Lei n.º 19.775/2018, instituiu o Programa de Combate ao Bullying, que visa a ação interdisciplinar e de participação comunitária, nas Escolas Públicas e Privadas do Estado do Paraná, reforçando a necessidade de sensibilização da comunidade escolar no sentido de estabelecer medidas de proteção e de prevenção contra o bullying.
Este problema é uma das formas de violência que atingem o ambiente escolar, e para combater-lo e preciso a participação de todos os profissionais da educação, estudantes e os pais e responsáveis, para a promoção de atividades didáticas, informativas, de orientação e prevenção.
Para tanto, a SEED/PR instituiu a Semana de Prevenção e Combate ao Bullying entre os dias de 08 a 12 de abril, na qual muitas escolas mobilizaram-se para uma ação de prevenção e sensibilização ao tema.
Neste sentido, o Colégio Estadual de Cianorte, aqui representada pela professora Rosa Lici Luchetti Maidl, desenvolveu uma ação com os 6º, 7° e 8° Anos do Ensino Fundamental II, com apoio da Equipe gestora e pedagógica.
Referente à ação, a professora nos relatou: “Refleti com eles sobre as causas, consequências e ações do bullying para então eles imaginarem palavras, frases que antepusessem o conceito bullying. Eles criaram frases espetaculares” comentou entusiasmada, e continuou nos contando, “escreveram essas frases em etiquetas adesivas. Ainda dentro dessa temática entreguei a cada bexiga para que os estudantes as enchessem, e com seu fôlego carregado dessas intenções. Logo em seguida, eles colaram as etiquetas nas bexigas e as fixamos nos pilares de entrada do colégio”.
Então a professora constatou que veio a preocupação dos alunos que falaram: “Irão estourar elas”. Então a docente revelou qual era o sentido daquela dinâmica, dizendo o seguinte: “nos apegamos que aos estourá-las todas as boas palavras voariam e se espalhariam pela escola, claro que também veio à tona situação de bullying das quais não sabíamos, mas que estão sendo tratadas agora". Este tema já é parte integrante do Plano de Trabalho Docente (PTD) que busca realizá-lo de forma contínua.
Porém não foi apenas no Colégio Estadual de Cianorte que foram desenvolvidas tais atividades, outras como a produção de cartazes, poesias, relatos, teatro, músicas, paródias, palestras e rodas de conversa, foram desenvolvidas por outras instituições de ensino da região, tais como o Colégio Estadual Almirante Barroso de Rondon, o Colégio Estadual Emílio de Menezes de Japurá e o Colégio Estadual 11 de Abril de Tapejara. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4